sábado, 19 de novembro de 2011

VIOLÊNCIA

Escola Estadual Rocha Cavalcanti
Turma: 2º ano B
Curso Médio Normal
Professora orientadora: Beatriz Melo Ramos
Alunos colaboradores:
Ariane katiely Pereira da Silva, Ariane katiely Pereira da Silva, Aline Balbino de Souza, Ana Patrícia Gomes da Silva, Angélica Alves de Andrade, Alane Marinho Farias, Cidiele Fernandes da Silva, Edenilson Ferreira da Silva Edvânia Marinho de Oliveira, Girlane Ribeiro da Silva, Jessica Alves de Andrade, José Cicero Rosendo  da  Silva, Josimeire  Vieira Braga, Juliana de Jesus, Ligiane Isabela Cavalcante da Silva, Luciene Seman da Silva, Marcia Marques da Silva, Margarete Ribeiro dos Santos,Maria José da Silva Santo, Maria Regina Marques de Oliveira, Raiane Mirielly Alves da Silva, Roberta Kelly Vieira Braga, Rozane Simão da Silva, Suelly Lima da Silva, Thais Mercia Virgulino da Silva, Verônica da Silva Sarmento
                                                                                                                                             
TEMA DO PROJETO MULTIDISCIPLINAR – INTERNET: UMUNIVERSO A SER DESCOBERTO... VAMOS NAVEGAR?
SUBTEMA: VIOLÊNCIA URABANA NO BRASIL
 
  Violência Urbana no Brasil

           A violência urbana é um problema que afeta a ordem pública e toda a sociedade, independente de classe social,  englobando diversos tipos de violência: doméstica, escolar, dentro das empresas, contra idosos, crianças, entre outras. Esse mal vêm amedrontado as pessoas e muitas vezes impedindo-as de realizar diversos tipos de tarefas. Não há uma causa específica para a violência, apesar de muitos especialistas apontarem a má distribuição de renda como fator principal.
          De fato, a desigual distribuição de renda desencadeia um circulo vicioso que vai da privação da educação e de condições básicas de saúde e moradia até o desenvolvimento de caminhos ilegais e a criminalidade. Mas por outro lado, se a pobreza realmente fosse a causa principal da violência urbana brasileira, cidades nordestinas teriam os índices mais altos de violência.

         A violência se personifica de diversas formas e pode ser caracterizada igualmente: violência contra a mulher, violência moral, violência sexual, violência contra a criança e o idoso, entre outras. Cabe salientar que essas diversas formas de violência podem ser observadas em vários espaços, sendo o meio urbano o mais propicio para desencadeá-lo destes atos. Destarte, todo esse conjunto de violências pode ser inserido no âmbito da violência urbana.
         Fenômeno disseminado em grandes cidades, a violência urbana é determinada por valores culturais, sociais, econômicos, políticos e morais de uma sociedade. De forma mais específica, pode-se associar alguns problemas e práticas que contribuem como o crescimento da violência urbana: desestrutura familiar, desemprego, tráfico de drogas, discussões banais, entre outros. Hoje, a violência urbana não é uma preocupação exclusivamente brasileira, mas sim uma questão que preocupa tanto os países em desenvolvimento como os desenvolvidos.
Causas da Violência no Brasil
 
           Nos últimos anos, a sociedade brasileira entrou no grupo das sociedades mais violentas do mundo. Hoje, o país tem altíssimos índices de violência urbana (violências praticadas nas ruas, como assaltos, sequestros, extermínios, etc.); violência doméstica (praticadas no próprio lar); violência familiar e violência contra a mulher, que, em geral, é praticada pelo marido, namorado, ex-companheiro, etc... A questão que precisamos descobrir é porque esses índices aumentaram tanto nos últimos anos. Onde estaria a raiz do problema?...
       Infelizmente, o governo tem usado ferramentas erradas e conceitos errados na hora de entender o que é causa e o que é consequência. A violência que mata e que destrói está muito mais para sintoma social do que doença social. Aliás, são várias as doenças sociais que produzem violência como um tipo de sintoma. Portanto, não adianta super-armar a segurança pública, lhes entregando armas de guerra para repressão policial se a “doença” causadora não for identificada e combatida.

VIOLÊNCIA URBANA E GRAVES VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS
            Nos últimos 20 anos, a problemática da violência tornou-se objeto de interesse e discussão de especialistas, formadores de opinião e da população em geral, ocupando lugar central em suas preocupações, conforme indicam as pesquisas de opinião. Além de indicar o medo crescente com que convivem as populações dos centros urbanos, estas pesquisas também têm apontado para a existência de outro fenômeno: a baixa credibilidade das instituições de     segurança e Justiça junto à população. Por um lado, a sociedade brasileira tem acompanhado o aumento da violência e da criminalidade; por outro, observa a ausência de respostas por parte das polícias e da Justiça, que se expressa no despreparo das forças policiais para o enfrentamento do crime e nas altas taxas de impunidade.
          O tema da violência é bastante amplo e permite várias abordagens. Este artigo propõe-se a descrever e contextualizar a criminalidade urbana e as graves violações de direitos humanos.
           Não há no Brasil uma base nacional de dados a respeito da criminalidade, tais como roubos, estupros ou sequestros. Mesmo no plano estadual existe um grande déficit de informações sobre o movimento de registros policiais que inviabilizam as análises comparativas. Uma exceção neste quadro são os homicídios, que constituem a única base de dados que possibilita comparações entre diferentes regiões do País em relação à segurança pública.
Bibliografia:
ABRAMOVAY, Miriam; RUA, Maria das Graças - Violência nas escolas. Ed.Unesco, doações institucionais.
ABRAMOVAY, Miriam ; et alli - Guangues , galeras, chegados e rappers. RJ, Ed. Garamond , 1999.
COLOMBIER,Claire; MANGEL,Gilbert; PERDRIAULT,Marguerite . A violência na escola. São Paulo, Ed.Summus,1989.
GUIMARÃES, Eloisa. Escola, Galeras e Narcotráfico. Ed. UFRJ.
SILVA,Aida Maria Monteiro. EDUCAÇÃO E VIOLÊNCIA: qual o papel da escola? www.dhnet.org.br/inedex.htm, 2002
SILVA,Aida Maria Monteiro. A VIOLÊNCIA NA ESCOLA : A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS E PROFESSORES. www.dhnet.org.br/inedex.htm, 2002
ZALUAR, Alba (org). Violência e educação. São Paulo, Cortez editora, 1992

Anexos das entrevistas. 






















15 comentários:

  1. Gostei muito desse trabalho com os vídeos e os slides deve ter sido bastante gratificante para os alunos da escola. Estão de parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!
    A cada mensagem cabe uma reflexão para que possamos construir um mundo melhor.
    Professora e alunos valeu!

    ResponderExcluir
  3. Parabens alunos que seus trabalhos sejan autamente reconhecidos.

    ResponderExcluir
  4. os trabalhos ficaram otimos porque fala sobre os grandes problemas que vem contecendo hoje em nossa sociedade

    ResponderExcluir
  5. cada trabalho realizado com dedicação e superação, equivale a várias conquistas.Então alunos e profess voçes são merecedores a cada trabalho que é realizado por voces.E que com esse trabalho maravilho sejam abertos vários corações,para dizer não a violencia.

    ResponderExcluir
  6. AMANDA CARLA DA SILVA 4º ANO "A"2 de dezembro de 2011 às 05:04

    Realmente, existem várias formas de violência que englobam a violência urbana no Brasil. Como foi citado, temos a violência doméstica, a violência contra a criança, contra o idoso, temos também a violência moral (que é mais ligada a agressão verbal, o desrespeito, o bullyng ), a violência sexual (estupro), entre tantos outros tipos que assistimos diariamente nos Telejornais ou que vemos no nosso próprio bairro, pois hoje a violência está cada vez mais próxima da nossa casa.

    No entanto sabemos que há uma enorme carga de fatores que contribuem para o crescimento da violência urbana, por exemplo: o desemprego e, de forma mais específica, a falta de oportunidades que o jovem tem; famílias desestruturadas; o tráfico de drogas que é outro fator alarmante; falta de compromisso dos órgãos governamentais; estresse diário;... Enfim, há uma infinidade de fatores que, de forma direta ou indireta, contribuem.

    O tema adotado é excelente para discussão, já que está ligado à atualidade, e como Brasil é um dos países mais violentos do mundo, carregando nos ombros elevados índices de violência e precisamos identificar qual a causa principal, o que acarreta a mesma, porque a conseqüência, ah... esta vemos diariamente.

    Então deixarei aqui uma frase do educador Paulo Freire para refletirmos: "Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
    ( Paulo Freire )


    AMANDA CARLA DA SILVA Nº: 02
    4º ANO "A"

    ResponderExcluir
  7. Eliene Lima da Silva Nº 10 4º ano "B"5 de dezembro de 2011 às 09:42

    Percebe-se que a violência urbana vem crescendo de maneira alarmante não só no Brasil mais em todo o mundo. Uma das causas desse aumento na violência é sem dúvidas a desigualdade social causada pela má distribuição de renda "poucos com muito e muitos com pouco".

    Os governantes cometem um grande equívoco ao tentar reverter esse quadro, equipam os órgãos de segurança pública com viaturas modernas, tecnologias, armamentos pesados e acessórios, mas esquecem de cortar o mal pela raiz erradicando a desigualdade social investindo mais em educação, moradia, saúde, saneamento básico e programas sociais para melhorar as condições de vida das famílias brasileiras.

    "A violência não deve gerar mais violência para que a mesma não continue a se estender envolvendo esta sociedade civilizada e responsável, mas irresponsável e brutal no seu ato de proteger os indefesos da crueldade humana sendo cruel."

    ResponderExcluir
  8. Maria Izabel,n° 26,4°ano B6 de dezembro de 2011 às 13:19

    muito importante abordar este tema,pois a cada dia a violência vem aumentando de forma alarmante,hoje não escolhe mais um perfil de vitima,não querem mais saber se é adulto,criança,idosos,pobres ou ricos,se é dia ou noite,e nem local,é um absurdo pois o ser humano perdeu o amor próprio,e para agravar ainda mais a situação os governantes não estão nem ai para a população,eles só querem saber que eles e sua família tem segurança particular,então a população que se vire. Parabéns para todos do 2º ano B,por abordar este tema de forma tão brilhante.

    ResponderExcluir
  9. A palavra amor, tem diversas formas para expressá-los e a tenologia mostra por meio da internet, e outros objetos tecnológicos, que o ser humano precisa sentir mais amor a vida e a vida dos outros também.
    Para amar a si e aos outros precisa-se ter Deus e quem tem Ele jamais fará mau a alguém.
    O ser que sabe amar, nunca provocará violência, discriminação, preconceito ou algo que venha causar qualquer dano prejudicial.

    Esse tema foi importante para alertar o quanto o índice de violência está aumentando.

    Parabéns para a turma!

    Maria Sandra Galdino, n°29 4° Ano "B"

    ResponderExcluir
  10. Nos últimos anos, a sociedade brasileira entrou no grupo das sociedades mais violentas do mundo. Hoje, o país tem altíssimos índices de violência urbana (violências praticadas nas ruas, como assaltos, seqüestros, extermínios, etc.); violência doméstica (praticadas no próprio lar); violência familiar e violência contra a mulher, que, em geral, é praticada pelo marido, namorado, ex-companheiro, etc... Também encontramos violência na escola.

    A abordagem desse tema é importante para podermos saber as causas desse problema,as suas consequências e etc.

    Os vídeos postados pela turma foi de suma importância para apresentar as violências que podemos encontrar em nossa sociedade.

    Parabéns para os alunos e também para orientadora. Ótima abordagem!

    Juliana Mikaely n°18, 4° Ano "B"

    ResponderExcluir
  11. A abordagem do tema é importante, já que está questão está presente em nosso dia-a-dia. É comum no dia de hoje escutarmos que alguém sofreu algum tipo de violência, ao contrário dos tempos de antigamente.

    Diversos fatores colaboram para aumentar a violência, tais como a urbanização acelerada, que traz um grande fluxo de pessoas para as áreas urbanas e assim contribui para um crescimento desordenado e desorganizado das cidades. Colaboram também para o aumento da violência as fortes aspirações de consumo, em parte frustradas pelas dificuldades de inserção no mercado de trabalho.O Poder Público, especialmente no Brasil , tem se mostrado incapaz de enfrentar a calamidade social.

    Parabéns pelo trabalho!

    Jeiziane Fernanda n°16 4°Ano"B"

    ResponderExcluir
  12. Particularmente falo da violência domestica , hoje em dia, muitas mulheres se submetem a maus tratos de seus maridos , por muitas vezes não terem o emprego e dependerem de seus parceiros , e com isso é obrigada aguentar as agressões ,as humilhações de seus companheiros, e também pela falta de opção não podem denunciar eles por ter medo com o que eles podem fazer com elas e por eles sustentarem seus próprios filhos , isso é uma pena mas isso deve muda se Deus quiser mulheres abram os seus olhos denunciem as humilhações que vocês passam , de um basta nisto.

    Aluno: Carlos Alexandre nº 10
    Série: 4º Ano A”

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. O que influência a violência em geral.
    São as causa, um boa parte da ambição e o dinheiro público a corrupção moral do nosso país a impunidade e a falta de fiscalização que inicia através do velho código penal, ou seja muitos policias incapacitados e arrogantemente.
    Deve-se ter leis mais digirais em relação a violência que o ensinamento aprende em casa com seus pais no cotidiano e investimento no setor público, segurança, educação e saúde...


    Aluno: Rejane N°31
    Série: 4º Ano "B"

    ResponderExcluir
  15. Maria Edicleide Costa 4º ano "A" nº39


    Escolher a violência como uns dos sub-temas do projeto foi e será de grande importancia para a população,pois ainda existem vários tipos de violência,independente de classe social.A violência está cada vez mais grave.
    No Brasil tem altíssimos índices de violência praticados na sociedade,isto é nas ruas,escolas,em casas,empresas,contra idosos,crianças,etc.O mas comum é contra mulheres e famíliares.
    Falar sobre violência não é simplesmente falar,mas sim ajudar as pessoas que sofre com ela , procurar ajuda mas rapido possível,pois a violência deixa grandes marcas e feridas que jamais séra esquecida.


    Uma das coisas importantes da não violência é que não busca destruir a pessoa, mas transformá-la.
    Martin King

    ResponderExcluir