quarta-feira, 30 de novembro de 2011

TEMA DO PROJETO MULTIDISCIPLINAR : Internet: Um Universo a Ser Descoberto...Vamos Navegar ?

SUB-TEMA = RECURSOS PÚBLICOS: FIQUE DE OLHO !

PROFESSORA ORIENTADORA: Sandra Vitorino

TURMA : 4º ANO A

FONTE DE CONSULTA:

www.portalzinho.cgu.gov.br/sala-de-leitura/.../recursos-publicos

www.portaltransparencia.gov.b

Recursos Públicos é o conjunto dos bens e direitos que compõem o patrimônio público, tais como dinheiro, imóveis (prédios dos hospitais e escolas), carros (ambulâncias e caminhão dos bombeiros), mesas e cadeiras da escola, etc.

A CGU é o órgão do governo que fica de olho no trabalho dos administradores públicos para saber se o dinheiro do povo está sendo bem utilizado, prevenindo e combatendo a corrupção. Além do controle dos recursos públicos federais, a CGU também se esforça para ensinar aos servidores públicos a forma correta de usar o dinheiro da população brasileira. Mas para não perder nada de vista, a CGU também investiga servidores que podem ter cometido erros no uso do dinheiro público e, nos casos necessários, aplica as punições. Mas a CGU não está sozinha nessa missão e sabe que os grandes aliados do controle do dinheiro público são os cidadãos. É por isso que a CGU também procura estimular todas as pessoas a exercerem o controle social. E você sabe o que é isso? Controle social é a participação da sociedade no controle dos gastos do governo. Como todo o dinheiro vem do povo e deve ser gasto para o bem da população, é direito de cada cidadão participar e saber o que é feito com esse recurso.

Participar dos assuntos que interessam à nossa comunidade é uma das coisas que nos torna um cidadão, certo?! Mas às vezes não sabemos como fazer isso, não sabemos por onde começar. Para ajudar os cidadãos a encarar esse desafio, a CGU criou o Programa Olho Vivo no Dinheiro Público, que visita vários municípios durante o ano e ensina aos cidadãos como fiscalizar os recursos públicos. As pessoas aprendem com os auditores da CGU a ficar de olho no dinheiro do povo para saber se está sendo gasto de forma correta, sem corrupção. A CGU ainda recebe e investiga denúncias sobre o mau uso dos recursos públicos federais e também tem um canal para receber reclamações, elogios e sugestões sobre as ações do Poder Executivo Federal.

O Governo brasileiro acredita que a transparência é o melhor antídoto contra corrupção, dado que ela é mais um mecanismo indutor de que os gestores públicos ajam com responsabilidade e permite que a sociedade, com informações, colabore com o controle das ações de seus governantes, no intuito de checar se os recursos públicos estão sendo usados como deveriam.

Com este propósito foi criado O Portal da Transparência do Governo Federal, que é uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU), lançada em novembro de 2004, para assegurar a boa e correta aplicação dos recursos públicos. O objetivo é aumentar a transparência da gestão pública, permitindo que o cidadão acompanhe como o dinheiro público está sendo utilizado e ajude a fiscalizar.

40 comentários:

  1. Realmente é necessário que a população tenha conhecimento do que é feito com o dinheiro público, ou seja, com os impostos pagos pela sociedade em geral. E este Sub-Tema: RECURSOS PÚBLICOS: FIQUE DE OLHO! tem o objetivo de ampliar e de fazer com que as pessoas acompanhem o que está sendo feito com o mesmo. A população tem esse direito garantido, isto é importante para as pessoas envolvidas no descaso com o dinheiro público sejam punidas, favorecendo assim o direito do cidadão.



    ANA PAULA DA SILVA Nº: 05

    4º ANO "A"

    ResponderExcluir
  2. Esse tema é muito interessante, pois a nossa sociedade precisa ter o conhecimento do dinheiro público, para onde ele vai. E com esse tema, esse resumo, muita gente passa a ter conhecimento sobre o mesmo. Principalmente as pessoas que não tinham conhecimento do site que pode ser visto onde o dinheiro está sendo investido.Parabéns a turma,ficou ótimo o trabalho.

    Daniela Alves.-07

    ResponderExcluir
  3. Muito bem! Assim vamos construir uma sociedade mais consciente e crítica.
    Parabéns...
    Beijos Nice

    ResponderExcluir
  4. É verdade que, para que haja uma boa aplicação dos recursos públicos é preciso existir orgãos competentes como esses para que fscalizem de forma intencional os gastos feito pelas entidades mantenedoras e se elas estão utilizando os recursos de forma correta. Mas para que isso venha a ocorrer, tambem se faz necessário a colaboração da população, onde a mesma pode atuar como fiscalizadora, denuncoando a má utilização dos recursos utilizados pelos governantes.
    Contudo é sempre bom observr e se informar sobre como os recursos públicos estão sendo utilizados, porque se não houver fiscalização os mesmos podem ser aplicado de forma correta e precisa.

    EDJANE ANDREDE

    4º ANO "A"

    ResponderExcluir
  5. A abordagem desse assuno é essencial para sabermos o destino do dinheiro público, ou seja, os impostos pagos pela sociedade. Mesmo com a fiscalização da CGU ainda ocorre desvio de verbas.É comum assistimos noticiários de corrupção envolvendo prefeitos, governadores que utilizam esse dinheiro para benefícios individual. É necessário a participação de cada um de nós para que a mudança ocorra, lembrando que todos somos responsáveis pelo governo. Só assim teremos uma educação,uma saúde, e expectativa de vida, digna!

    Parabéns pelo trabalho!

    Jaine Barros, 4° Ano "B"

    ResponderExcluir
  6. SOCORRO LUZIA DOS SANTOS ARRUDA4 de dezembro de 2011 às 05:00

    O controle social deve ser vinculado por todos, a sociedade tem o direito de saber sobre o controle do dinheiro que entra e sai em um determinado órgão do governo, para isso a CGU tem que fazer valer seu trabalho ficando de olho no trabalho dos administradores públicos para que não haja nenhum tipo de fraude, só assim podemos saber se o dinheiro do povo está sendo útil, temos que prevenir e combater a corrupção em nosso país. A CGU é um órgão do governo que investi e esclarece tudo dos recursos públicos, pois quem comete algum erro no uso do dinheiro acaba sendo prejudicado.
    Concordo plenamente com a CGU, pois não se deve fazer algum erro com o dinheiro e ficar encoberto.
    A cidadania é algo de cada um de nós, por isso devemos ser cidadão, fazendo sempre o que é certo, pois temos esse direito.

    Socorro Luzia dos Santos Nº: 50
    4° ano “A”

    ResponderExcluir
  7. EDJA DA SILVA RIBEIRO4 de dezembro de 2011 às 05:02

    Como deixa claro, nesse tema a CGU é um órgão que fica sempre atento se dinheiro público está sendo bem utilizado ou não, onde a mesma criou o Portal da Transparência que através dele o cidadão irá acompanhar como o dinheiro está sendo utilizado.
    Realmente devemos ficar de olho nos recursos públicos, independentemente se formos Conselheiros ou não, pois se os mesmos são destinados aos municípios para melhorias na cidade e nós, como sociedade, devemos nos interessar mais e ficar por dentro de como está sendo investido esse recurso.
    A comunidade deve ficar sempre atenta aos recursos públicos que são enviados para o município, pois é através disso que eles podem exercer seu cargo de cidadão e um dos meios que a sociedade pode fazer é está sempre fiscalizando estes.



    EDJA DA SILVA RIBEIRO Nº: 12
    4º ANO “A”

    ResponderExcluir
  8. EDJANE DA SILVA RIBEIRO4 de dezembro de 2011 às 05:03

    O projeto deste ano realizado pela Escola Rocha Cavalcanti, Internet: Um universo a ser descoberto... Vamos navegar?, é muito interessante, pois relaciona a era digital em que vivemos com diversos assuntos da atualidade...
    Um dos temas que me chamou mais atenção foi o relacionado aos Recursos Públicos, porque é um assunto bem sugestivo, tanto para a comunidade escolar quanto para a sociedade em geral.
    Sendo os recursos públicos derivados dos impostos que a sociedade paga, é indispensável que a população tome consciência de se informar sobre aas aplicações do mesmo, pois é responsabilidade de todos fiscalizar o destino desse dinheiro.
    Dessa forma, por meio deste tema Recursos Públicos: Fique de olho! Será possível que o cidadão perceba que exerce um papel fundamental na verificação da aplicação dos mesmos.



    EDJANE DA SILVA RIBEIRO Nº: 14
    4º ANO “A”

    ResponderExcluir
  9. AMANDA CARLA DA SILVA4 de dezembro de 2011 às 06:07

    Como vimos, os recursos públicos são todos os bens comprados com o dinheiro pago pela sociedade por meio dos impostos e a comunidade tem o direito de saber se o mesmo está sendo investido de forma correta.

    A CGU (Controladoria Geral da União) é um órgão do governo que fiscaliza o trabalho dos administradores públicos para saber se o nosso dinheiro está sendo bem utilizado, ou seja, ela atua para combater ou prevenir a corrupção. A mesma conta muito com a ajuda da população, para que façam o controle social, percebendo se estão utilizando o mesamo de forma correta, para que denunciem qualquer aplicação indevida.

    O ideal é que saibamos como esse dinheiro está sendo usado. Para isso, a CGU criou o Portal da Transparência para que as pessoas tenham acesso sobre a forma como ele está sendo aplicado e ajudando, assim, a fiscalizar.

    Desse modo a internet é uma grande aliada para ficarmos atualizados ou, até mesmo, para acompanharmos como e com quê nosso dinheiro está sendo gasto, ajudando a CGU nesse trabalho ao mesmo tempo em que estamos exercendo nossa cidadania.


    AMANDA CARLA DA SILVA Nº: 02
    4º ANO “A”

    ResponderExcluir
  10. AMANDA CARLA DA SILVA4 de dezembro de 2011 às 06:11

    Como vimos, os recursos públicos são todos os bens comprados com o dinheiro pago pela sociedade por meio dos impostos e a comunidade tem o direito de saber se o mesmo está sendo investido de forma correta.

    A CGU (Controladoria Geral da União) é um órgão do governo que fiscaliza o trabalho dos administradores públicos para saber se o nosso dinheiro está sendo bem utilizado, ou seja, ela atua para combater ou prevenir a corrupção. A mesma conta muito com a ajuda da população, para que façam o controle social, percebendo se estão utilizando o mesmo de forma correta, para que denunciem qualquer aplicação indevida.

    O ideal é que saibamos como esse dinheiro está sendo usado. Para isso, a CGU criou o Portal da Transparência para que as pessoas tenham acesso sobre a forma como ele está sendo aplicado e ajudando, assim, a fiscalizar.

    Desse modo a internet é uma grande aliada para ficarmos atualizados ou, até mesmo, para acompanharmos como e com quê nosso dinheiro está sendo gasto, ajudando a CGU nesse trabalho ao mesmo tempo em que estamos exercendo nossa cidadania.



    AMANDA CARLA DA SILVA Nº: 02
    4º ANO “A”

    ResponderExcluir
  11. ANDERSON PEREIRA DA SILVA N° 05 4° ano *B*5 de dezembro de 2011 às 06:04

    Esse tema é muito importetante,pois aborda que os recursos públicos são todos os bens e direitos
    que fazem parte do patrimôni público,ou seja todo dinheiro pago pela comunidadede por meio de impostos,só que a comunidade não sabe para onde vai todo esse dinheiro.Mas ela tem o direito e dever de saber.A CGU,é um orgão do governo muito importante,pois fiscaliza e esclarece tudo,sobre esse dinheiro,se esta sendo bem utlizado,previnindo e combatendo a corrupção em nosso país.Pois esse tema ajuda muito a comunidade esclarecendo tudo sobre os recursos públicos.

    ResponderExcluir
  12. A CGU (Controle-Geral da União) é importante pois, observa e investiga o que se faz com o dinheiro público previnindo e combatendo a corrupção.
    Mas não é apenas a CGU quem tem que ficar de olho em como esse dinheiro é utilizado, pois a sociedade também é a maior aliada para participar e controlar os gastos do governo, ou seja, cada cidadão tem direito de saber, como esse dinheiro vem, para que tem que ser utilizado e como é utilizado.

    Elaine Marcelino, nº 16
    4º ano "A"

    ResponderExcluir
  13. Gilvania lima 4° ano b6 de dezembro de 2011 às 13:02

    É de grande importância para toda sociedade,ter acesso a tudo que se diz respeito aos recursos públicos,afinal de contas é o nosso dinheiro que estar em jogo,dinheiro este que ganhamos a base de tanto sacrifício,e que volta em forma de tantos impostos que pagamos em nosso país. Parabéns aos alunos do 4°ano B por abordar este tema.

    ResponderExcluir
  14. Este artigo nos mostra a realidade da CGU e o mesmo está bem explicito; onde a CGU criou o programa Olho Vivo no dinheiro público que esse programa visita vários municipios, ou seja, para fiscalizar os recursos públicos. Sem falar que é muito importante para nós cidadãos porque a CGU é uma forma de responsabilidade com as pessoas, ou seja, serve para saber se o dinheiro da sociedade está sendo bem utilizadoncombatendo aé mesmo a corrupção.

    Meyre Rose; nº44
    4º ano "A"

    ResponderExcluir
  15. A CGU, é um orgão de fiscalização que atua com a ajuda da sociedade. Ou seja, a Cotroladoria-Geral da União, supervisiona como o dinheiro público está sendo usado, contudo, sua função e sua atuação so é bem sucedida se a sociedade como um todo participar do mesmo. De forma direta ou indireta.
    Para facilitar o acesso aos recursos, a CGU fez programas online; que funcionam 24h; através do portal da transparencia e do Olho Vivo. Então está ai a forma e maneira de nós cidadão ficarmos de olho nos recursos públicos.

    Laís de Oliveira nº31
    4º ano "A"

    ResponderExcluir
  16. "Recursos Públicos"... um tema tao falado porem pouco conhecido pela sociedade, entretanto com esse projeto proposto pela E.E.R.C, é possível ampliar a área do conhecimento dos alunos a esse respeito, fazendo assim os mesmo (alunos) poderão transmitir esse aprendizado para a sociedade em que esta inserido; divulgando o dever das repartições publicas com a sociedade, mostrando que cada uma delas é um bem publico adquirido e que temos direito e dever de ter conhecimento sobre os investimentos feitos em cada área (saúde, educação,etc.)dentro do meio social...


    Bruna Aguida 4º ano "B"

    ResponderExcluir
  17. É de suma importancia que toda pessoa saiba pra onde e em que está sendo utilizado o dinheiro publico .
    Através Do CGU (Controle Geral da União ) que é um programa que dá ascesso há imformações sobre o mesmo , cada cidadão fica sabendo onde esse dinheiro está sendo investido e como , até porque todo esse dinheiro são nossos altos impostos e como é nosso , de certa forma nós precisamos ficar por dentro de tudo . Agindo dessa forma Construiremos uma mundo um pouco melhor , ee sem informação não podemos reivindicar .

    Daniele Maria De Araújo
    4º ANO "B"

    ResponderExcluir
  18. É direito de todo cidadão ficar sabendo sobre O Dinheiro publico , um dos recursos que facilita isso é o CGU (Controle Geral da União) , Lá Vc tem informações Sobre tudo que acontece .
    Tudo que é investido em educação , comida ee tantos outros fatores que são nossos impostos e o CGU facilita tudo isso .
    Todo dinheiro deve ser gasto para o bem de toda população e é dever nosso ter asceso a tais informações e ' Ficar de olhoo ' e falar quando preciso for.

    Geane Maria Cavalcante Albuquerque N:12
    4º ANO "B"

    ResponderExcluir
  19. O Tema Acima Aborda , um asunto muito importante o nosso dinheiro publico , digo nosso porque ele são nossos tão altos impostos .
    O 4º ANO 'A" , juntamento Com a Professora Sandra viturino ira trabalhar esse tema que é de total importancia , pois ajuda a População que fique sabendo que temos um portal onde temos informaçoes sobre nosso dinheiro que é o CGU ( controle Geral Da União) , Esse Portal foi feito em alguns anos mais infelizmente nem todos os cidadões sabem que ele existe , por isso a importancia de Se Trabalha - lo .
    Maria Ivaneide Cedrins De Lima n:25
    4º ANO "b"

    ResponderExcluir
  20. MARIA MILENA DA SILVA 4º "A"7 de dezembro de 2011 às 03:53

    O 4º ano “A” de 2011 está de parabéns, ficou com um tema importante que é “Recursos Públicos: Fique de Olho”.

    Pois é de fundamental importância a população ficar sabendo como está sendo usados os recursos públicos e se está sendo bem utilizado, pois em muitas vezes a população não procura saber de perto como está sendo empregados todos esses recursos. Porém a CGU, que é órgão do governo, está de olho nos administradores públicos e combatendo a corrupção. A CGU visita vários municípios durante o ano e ensinando aos cidadãos como fiscalizar esses recursos, inclusive já esteve aqui em União e em algumas cidades vizinhas. O governo brasileiro tem muita razão quando diz que a transparência é o melhor antídoto contra a corrupção.

    E todas as pessoas devem exercer o controle social que é a participação da sociedade no controle dos gastos do governo, e sabendo a população que esse dinheiro vem do povo, ele deve ser gasto para o seu bem, então devemos participar e ficar de olho. E devemos exigir mais saúde, educação e condições sociais para todos.


    MARIA MILENA DA SILVA Nº: 42 4º ANO"A"

    ResponderExcluir
  21. MARIA ELICLEIDE DOS SANTOS SILVA 4º "A"7 de dezembro de 2011 às 03:56

    É dever do governo aplicar de forma correta os recursos públicos para garantir uma boa qualidade de vida para os cidadãos e é dever da população fiscalizar o destino dos mesmos. Mas para que esses bens sejam aplicados é preciso que o órgão do governo CGU fique de olho para que os administradores públicos não usem os recursos de forma incorreta.

    As pessoas precisam saber com que e como é gasto o dinheiro público. A sociedade tem que exercer o controle social, mas a população não é estimulada a participar desse controle, isso acontece por falta de informações, pois na maioria das vezes as mesmas não são divulgadas.


    MARIA ELICLEIDE DOS SANTOS SILVA Nº: 40
    4º ANO"A"

    ResponderExcluir
  22. ANDREZA DE SANTANA 4° "A"7 de dezembro de 2011 às 03:58

    Realmente devemos estar atentos aos recursos públicos que são direcionadas aos nossos municípios, pois só assim podemos saber se o dinheiro do povo está sendo bem utilizado e, dessa forma, acabar com a corrupção.

    Com isso ajudamos a CGU a fiscalizar os administradores públicos e acompanhar como o dinheiro público esta sendo utilizado e assim iremos exercer nossa cidadania.


    ANDREZA DE SANTANA Nº: 07
    4º ANO “A”

    ResponderExcluir
  23. Rosilene Gomes da Silva7 de dezembro de 2011 às 08:48

    No entanto sabemos que a transparência é o melhor antidoto contra a corrupção em nosso país. Contudo as responsabilidades que existe com os nossos governantes são poucas, por que a sociedade está tão acomodada com as irregularidades que existe, e todos preferem calar-se.
    O objetivo da CGU é aumentar a transparencia da gestão pública, permitindo que todos os cidadaõs acompanhe como o dinheiro público está sendo utilizado.

    Rosilene Gomes nº46
    4º ano "A"

    ResponderExcluir
  24. Jeane Barbosa dos Santos7 de dezembro de 2011 às 09:03

    É importante que a população brasileira sabia que é recursos públicos e em que esses recursos são investidos. A CGU é o orgão do governo qque fica de olho nos recursos públicos para saber se o dinheiro esta sendo bem investido.

    Jeane nº26
    4º ano "A"

    ResponderExcluir
  25. Jerlane Barbosa dos Santos7 de dezembro de 2011 às 09:11

    Esse tema nos proporciona um maior conhecimento em relação, a nossos diretos como cidadãos, ali por que temos o direito de saber onde os recursos públicos são investidos em nsso municipio. Iremos ter a oportunidade de conhecer um pouco sobre a CGU que é o orgão do governo que fica de olho no trabalho dos administradores públicos.

    Jerlane nº27
    4º ano "A"

    ResponderExcluir
  26. Maria do Socorro Bernardo7 de dezembro de 2011 às 09:24

    Realmente o recurso público deve ser fiscalizado, por que os servidores públicos devem saber a forma correta de usar o dinheiro da população brasileira. Sabemos que investigar os servidores é um direito nosso que ajuda a controlar os gastos do governo; até por que todo o dinheiro vem do povo e deve ser gast para o bem do mesmo. É direito de cada cidadão participar e saber o que é feito com esses recursos.
    O nosso objetivo é perceber a importancia do dinheiro público. O que esta sendo utilizado e ajudar a fiscalizá-lo.


    Maria do Socorro, nº 37
    4º ano "A"

    ResponderExcluir
  27. Os recursos publicos é muito importante para um municipio; pois os mesmos é administrado em hospitais e em outros beneficios para a população. mas muitos corruptos administra muito mal e acaba no seu bolso. Se nesse municipio a população fica-se de olho; nosso recursos seriam bem aproveitados.

    Gislaine, nº23
    4º ano "A"

    ResponderExcluir
  28. Realmente, esse é um ótimo tema para analisarmos a a finalidade dos nossos impostos, que são bem cobrados mais são mal distribuidos.

    Atualmente a sociedade tem diferentes meios para verificar se o dinheiro público está sendo aplicado de forma adquada. Mas por falta de conhecimento sobre essas informações a população na maioria das vezes não fiscaliza o destino da aplicação dos recursos públicos.

    Dessa forma cabe a população ficar atenta para que os recursos sejam aplicados da melhor forma.

    Fabíola, nº20
    4º ano "A"

    ResponderExcluir
  29. Gleiciane da Silva Barros7 de dezembro de 2011 às 09:56

    Como esse tema "Recursos públicos", foi uma ótima escolha, por que é de fundamental importância de cada cidadão participar e saber o que é feito com esses recursos, pois é de interesse de toda comunidade.

    A população precisa está de olho bem aberto de como esta sendo usado o dinheiro dos bens, para prevenir a corrupção.

    Como vimos a CGU se esforça a ensinar aos servidores públicos a forma correta de usar o dinheiro da população brasileira.

    Gleiceane, nº24
    4º ano "A"

    ResponderExcluir
  30. abordar esse tema é muito importante, para que haja uma amplitude de conhecimentos sobre o mesmo. Para que as pessoas fiquem por dentro do que acontece com os recusos publicos, ou seja, o dinheiro arrecardado através dos impostos, as pessoas precisam saber como ele é didtribuido e se está sendo fiscalizado.
    E o importante é que existe a CGU para ficar sempre atenta para que não ocorra irregularidade.
    E também é importante que a comunidade fique de olho e se interesse sempre em saber onde os recursos publicos esta sendo aplicado e de que forma.

    Elane Cristina Nº17
    4º ano "A"

    ResponderExcluir
  31. Esse projeto realmente oborda assuntos muito importantes para que os cidadãos fiquem atentos.
    Nós do 4º ano "A" iremos abordar um sub-tema interessante sobre os recursos publicos, dentro desse assunto iremos aprender coias importantes como: o que é recursos publicos,o que a CGU, qual a sua função perante a sociedade, o que é controle social, etc.
    E o que me chamou mais atenção foi foi saber que a CGU criou o programa "Olho Vivo no Dinheito Publico", onde eles ensinam aos cidadãos como fiscalizar os recursos, isso chamou atençao porque esse programa vem favorecendo todos os cidadãos sobre o que acontece e para onde vai os recursos publicos, tambem existe o portal da transparencia do Governo Federal, que tem como objetivo aumentar a transparencia da gestao publica, como o dinheiro publico esta sendo utilizado e ajuda a fiscaliza-lo.

    Ana Cristina Nº04
    4º ano "A"

    ResponderExcluir
  32. É verdade que, para que haja uma boa aplicação dos recursos públicos é preciso existir orgãos competentes como esses para que fiscalizem de forma intencional os gastos feitos pelas entidades mantenedoras e se elas estão utilizando os recursos de forma correta. Mas para que isso venha a ocorrer, também se faz necessário a colaboração da população, onde a mesma pode atuar como fiscalizadora, denunciando a má utilização dos recursos utilizados pelos governantes.
    Contudo é sempre bom observar e se informar sobre como os recursos públicos estão sendo utilizados, porque se não houver fiscalização os mesmos podem ser utilizados para outros fins, ao invés de ser aplicado da forma correta e precisa.

    Edjane Andrade 4º ano "A"

    ResponderExcluir
  33. Tatiane Lopes da Silva7 de dezembro de 2011 às 18:02

    É de grande importância que tenha administradores para investigar o uso do dinheiro do povo; que são cobrados através dos impostos.

    O Programa Olho Vivo; beneficiou os municipios através da fiscalização para melhorar o uso do dinheiri do povo e observar se estão sendo aplicado de forma correta. Porém, os gestores públicos tendo responsabilidade para permitir que a sociedade tenha informações e possam colaborar com o controle das ações para observar se os recursos estão sendo usados como deveriam.

    Tatiane, nº52
    4º ano "A"

    ResponderExcluir
  34. Jesquiana Ferreira da Silva7 de dezembro de 2011 às 18:13

    Realmente, nós como cidadãos temos o direito de saber como são investidos os recursos públicos na sociedade.

    Os recursos serve para oferecer à comunidade melhorias na saúde, na educação, por isso que devemos sempre participar; para saber de que forma está sendo utilizado o mesmo.

    Existem orgãos que fiscalizam a aplicação desses recursos e que a população muitas vezes por falta de informação não acompanha o destino do nosso dinheiro.

    Jesquiana, nº28
    4º ano "A"

    ResponderExcluir
  35. Recursos públicos tem o papel de financiar em cada área como: saúde, segurança, educação etc.
    mas focalizando na educação, para que tenhamos uma boa qualidade na educação é preciso que a gestão administre, governe e diriga. neste caso seriam os pais, professores, funcinários, diretores, governantes e diversos segmentos da comunidade.

    temos uma grande aliada que é a CGU (Controle Geral da União) que fiscaliza como está sendo aplicado o dinheiro público. e quando encontra irregularidades puni as pessoas responsáveis.


    GILVANIA PAULINO DA SILVA Nº22 4º ANO "A"

    ResponderExcluir
  36. De acordo com o tema, recursos públicos em mente vem logo, investimentos nas diferentes áreas. é necessário que os responsáveis saíbam como aplicar o dinheiro público.
    Para se uma boa educação é preciso que se tenha um olhar abrangente por parte dos governates e a sociedade onde é fundamental.
    A CGU (Controle Geral da União)trabalha para melhoria desses investimentos fiscalizando se tem irregularidades.



    JULIANA CAETANO FERREIRA Nº 30 4º ANO "A"

    ResponderExcluir
  37. Professora Sandra Vitorino8 de dezembro de 2011 às 14:44

    A internet nos possibilita, entre várias coisas, a interatividade que aproxima as pessoas, estimula o raciocínio e principalmente possibilita a troca e o acesso a conhecimentos.
    Parabéns aos meus alunos que de forma significativa estão NAVEGANDO E DESCOBRINDO o mundo virtual.

    ResponderExcluir
  38. Rosilene Simão
    4º "A" nº 48

    CGU é um orgão que fiscalizar o dinheiro público ,a sociedade precisa ter certeza de que o dinheio que é nosso que chega para a melhoria do nossa cidade deve serr usado para que a escola por exemplo tenha uma merenda de boa qualidade e principalmente uma boa estrutua.è recomendavel que tenha um conselheiro para cada envio de dinheiro público que pesquise se o que foi tirado para algo foi aplicado ou desviado para coisas desnecessaias.

    Rosilene Simão

    ResponderExcluir
  39. Jhersyka Joyce
    4 Ano "A"
    De acordo com a Constituição Federal, determina-se que a administraçao publica direta ou indireta deve obedecer aos principios da moralidade e eficiência...
    A população exige um serviço público eficiente, e o interesse público impõe a economia na aquisição de produtos e serviços, sem desperdício dos recursos públicos. O administrador público, portanto, dever ser eficiente e íntegro, pois o povo tem o direito subjetivo ao governo honesto.


    Aqui vai algumas dicas para a Avaliaçao e Responsabilização pelo uso de Recursos Públicos, atrevés da seguinte lei:

    Lei 9.790/99:


    · A ênfase do controle se concentra no alcance de resultados.

    · São imputadas punições severas para o uso indevido de recursos: além das punições aplicáveis no caso dos convênios, prevê-se também a indisponibilidade e o seqüestro dos bens dos responsáveis.

    · Uma Comissão de Avaliação - composta por representantes do órgão estatal parceiro, do Conselho de Política Pública e da OSCIP - avalia o Termo de Parceria e verifica o desempenho global do projeto em relação aos benefícios obtidos para a população-alvo.

    · Acima de R$ 600 mil, a OSCIP deve contratar auditoria independente para avaliar o Termo de Parceria, cujo custo pode ser incluído no valor do próprio Termo de Parceria.


    Legislação anterior e vigente:


    · O controle se concentra, prioritariamente, na forma de aplicação dos recursos.

    · Os mecanismos de responsabilização pelo uso indevido dos recursos são basicamente devolução e multa.

    · Não é prevista uma Comissão para avaliar resultados alcançados.

    · Não está prevista a realização de auditoria independente.


    Lembrete

    · Criados por lei, os Conselhos de Políticas Públicas são compostos por representantes da sociedade civil e dos governos, para deliberar e realizar o controle sobre determinadas políticas públicas (saúde, criança e adolescente, meio ambiente, assistência social, educação, desenvolvimento agrário etc).

    ResponderExcluir
  40. Fundo de Manutenção de Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB.
    O Conselho não é uma unidade administrativa do Governo, assim, sua ação deve ser independente e, ao mesmo tempo, harmônica com os órgãos da administração pública local.
    É importante destacar que o trabalho do Conselho do Fundeb soma-se ao trabalho das tradicionais instâncias de controle e fiscalização da gestão pública.

    ResponderExcluir