sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A importância da leitura


A leitura é uma necessidade constante em nossa vida, sendo um instrumento que perpassa o processo de ensino e aprendizagem. A sociedade requer habilidades para lidar com as situações corriqueiras, e a leitura pode desenvolver uma série de fatores que contribuem para isso, tais como: entender a mensagem do texto (verbal ou não verbal), saber diferenciar os variados gêneros textuais e suas tipologias, adequar a linguagem de acordo com os diferentes contextos, pois não podemos deixar de mencionar que quando sabemos adequar nossa linguagem aos diferentes ambientes somos mais aceitos na sociedade.

A prática da leitura, muitas vezes parece ser aplicada de forma distorcida no meio educacional, onde se privilegia uma variante. Por isso, atentamos para o fato de colocar a leitura como uma grande necessidade em nossas instituições, em nossas casas, enfim, na sociedade como um todo. Frisamos ainda, a importância do hábito da leitura no seio familiar, que compete também às instituições de ensino e aos órgãos governamentais trabalhá-la a fim de promover melhorias no meio educacional.

Contudo, é enriquecedor realizar estudos nessa perspectiva de estimular o ato de ler, tendo a sensibilidade de reconhecer na leitura uma via de acesso a construção e ampliação de novos conhecimentos.

Autoras: Islane Alves da Silva e Eliegile Batista Chicuta - Graduandas de letras com habilitação em Língua Portuguesa, cursando 8º período na Universidade Estadual de Alagoas


Nenhum comentário:

Postar um comentário