sábado, 10 de agosto de 2013

09/08/2013 - 17h41m

Escola de Santana do Mundaú vence o Prêmio Gestão Escolar 2013

Secretaria de Educação divulgou as três finalistas nesta sexta-feira (09); premiação ocorre na próxima terça-feira (13), durante seminário de experiências exitosas
Escola de Santana do Mundaú vence o Prêmio Gestão Escolar 2013
Escola Manoel de Matos, em Santana do Mundaú
Texto: Kassia Nobre
Fotos: Valdir Rocha


A Escola Estadual Manoel de Matos, do município de Santana do Mundaú, é a grande vencedora da versão estadual do Prêmio Gestão Escolar 2013. Na próxima terça-feira (13), a Secretaria do Estado da Educação e do Esporte (SEE) realizará a solenidade de premiação das três unidades de ensino finalistas durante o Seminário: Intercâmbio de Experiências Exitosas com o professor norte americano Eric Lincoln, vice-diretor da Escola-Laboratório MS-223 de Finanças e Tecnologia  no bairro de Bronx, em Nova York.
O evento será realizado, a partir das 9h, no Centro de Formação Ib Gatto Falcão (Cenfor), localizado no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa).
A Escola Estadual Egídio Barbosa da Silva, localizada no povoado Lagoa do Caldeirão, na cidade de Palmeira dos Índios recebeu o segundo lugar. O terceiro destaque foi para a Escola Estadual Laura Dantas, unidade de ensino do Cepa. As escolas vencedoras de cada estado participarão de intercâmbio educacional em  escolas públicas nos Estados Unidos e, no final do ano, também competem na versão nacional do Prêmio Gestão Escolar.
Conforme a presidente do comitê estadual do Prêmio Gestão, Isabel C. Sena, a premiação nacional reconhece projetos inovadores e gestões competentes na educação básica do ensino público. “A prática é um incentivo ao planejamento e ao gerenciamento escolar e o resultado final é a melhoria do aprendizado do aluno”, afirma.
Nesta edição do prêmio, a Secretaria de Educação, por meio das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), recebeu o total de 162 inscrições de escolas estaduais e municipais. “Houve um trabalho de sensibilização entre as escolas para a importância da premiação. No ato da inscrição, a unidade realiza uma autoavaliação de sua gestão e isso já é uma ação importante para a sua evolução”, afirma a diretora de desenvolvimento de gestão das unidades escolares, Kainara Jatobá.
Visita – Além da participação no Seminário: Intercâmbio de Experiências Exitosas, o diretor norte-americano Eric Lincoln conhecerá algumas escolas alagoanas referências na gestão escolar. A visita técnica será acompanhada de técnicos da Secretaria de Educação. Na segunda-feira (12), Lincoln se reunirá com a secretária interina de Educação, Josicleide Moura. Na ocasião, conhecerá as unidades estaduais Laura Dantas e Professor José da Silveira Cameiro. Às 15h, a comitiva seguirá para a escola Manoel de Matos, a grande vencedora do Prêmio Gestão 2013.
Seminário – Uma iniciativa da Secretaria de Educação, o seminário tem como objetivo a socialização de experiências de gestão escolar entre os diretores da rede estadual. “O momento terá discussões sobre o planejamento estratégico, gerenciamento de recursos, entre outros assuntos. Esperamos a participação efetiva dos gestores”, afirma Kainara.
O Prêmio Gestão Escolar é uma realização do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e tem o objetivo de reconhecer  e estimular projetos inovadores de gestão desenvolvidos nas escolas públicas brasileiras.
A iniciativa conta com a parceria da Unesco, MEC, Undime, Fundação Roberto Marinho, Instituto Unibanco,Instituto Natura, Fundação Itaú Social, Fundação Victor Civita, Gerdau, Fundação SM e Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

Um comentário:

  1. Musica Original
    Aviões do Forró
    Dança do youtube

    É legal de mais, você vai curtir
    Essa dança faz, todo mundo rir
    Pega o celular pode filmar
    Cantando no chuveiro, vídeo caseiro
    Dançando no espelho vídeo caseiro
    Na net agora o mundo inteiro,vai me ver feliz
    Solte o som, solte o som, todo mundo vira artista
    Tô, tô, tô, tô, youtube.


    Paródia
    O Bonde do Rocha
    O Professor e a Tecnologia

    É legal de mais, você vai curtir
    A tecnologia faz os conhecimentos fluir
    Pega o data-show, pode utilizar
    Pode se ensinar com vídeo caseiro
    Mostrar a importância da tecnologia no mundo inteiro
    Na net agora, busca-se conhecimentos
    Muito bom, professor artista
    Na tecnologia, o professor se contextualiza
    Pro, pro, pro, pro, professor no youtube.

    Autoras: Aline Balbino;
    Maria José;
    Maria Regina;
    Tais Mercia.
    4º ano “B”

    ResponderExcluir