sexta-feira, 14 de junho de 2013

12/06/2013 - 15h45m

Governo do Estado autoriza aquisição de tablets para rede estadual de ensino

Aparelhos serão utilizados para acesso ao sistema de gestão escolar, na preparação de aulas, aprimorando práticas pedagógicas
Governo do Estado autoriza aquisição de tablets para rede estadual de ensino
Técnicas pedagógicas serão aprimoradas, diz Arthur
Texto: Tayana Moura
Fotos: Valdir Rocha

O processo de aquisição de aparelhos tablets pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) foi autorizado, nesta semana, pelo governador do Estado, Teotonio Vilela Filho. A previsão é de que o contrato com a empresa responsável seja assinado e empenhado até a próxima semana, para que os aparelhos sejam entregues às escolas e aos professores em meados do final do mês de agosto.
Ao todo, a Secretaria de Estado da Educação vai ceder 5.455 tablets, dos quais 3.758 serão destinados a professores do Ensino Médio e 1.697 vão para as escolas que receberão os projetores interativos com lousa digital. São equipamentos no modelo educacional, com aplicações voltadas para a prática pedagógica, viabilizados em convênio com o Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo).
Rosineide Urtiga, diretora de Apoio Pedagógico das escolas da Educação Estadual, reforça que o tablet vai contribuir para aproximar os professores do ensino médio das novas tecnologias, de modo a contribuir para uma melhoria no desempenho escolar dos estudantes.
“A utilização da tecnologia através de equipamentos de informática é essencial para o aprimoramento das práticas pedagógicas dos professores nas salas de aula. Isso tem sido tratado como prioridade pela Secretaria”, enfatiza Rosineide.
Termo de Responsabilidade - Os professores efetivos de Ensino Médio receberão os tablets, enquanto os demais serão entregues para as escolas, ficando sob responsabilidade da direção das mesmas. Os professores assinarão um termo de responsabilidade, por se tratar de patrimônio do Estado. O procedimento de assinatura do termo será definido nas próximas semanas.
Os professores utilizarão, também, os tablets na preparação de aulas, na comunicação com os alunos e com a comunidade escolar, e também na alimentação do Sistema de Gestão Escolar do Estado de Alagoas (Sageal), quando for implantado o Diário de Classe Eletrônico.
“Com o tablet será possível acessar o Sageal e registrar as aulas na aula. Esses aparelhos vão oferecer um universo de possibilidades de explorar temas e ferramentas para trabalhar com os alunos”, enfatiza o diretor de Apoio à Gestão Escolar da SEE, Arthur Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário