Eleições de
novos diretores de 167 escolas da rede tem início segunda-feira
Até
o dia 10 de maio, todos os segmentos que compõem a comunidade
escolar devem votar
03/05/2013
16:22
por
Bárbara Pacheco
Fotos:
Valdir Rocha
Eleição
de diretores escolares na rede estadual de ensino
As
eleições para novos diretores escolares, gerais e adjuntos, de 167
unidades de ensino da rede estadual terão início nesta
segunda-feira (6) e devem se estender até o dia 10 de maio. As
Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) são responsáveis pelo
processo de homologação das chapas em parceria com a comissão
organizadora das eleições.
As
escolas consideradas aptas para o processo eleitoral que apresentaram
alguma impossibilidade de realização, seja por motivo de
calendário, reforma, não disposição de chapas ou candidatos, têm
o período de 30 dias após o pleito para organizar as etapas de
inscrição, composição de chapas, campanha e votação de novos
diretores.
Segundo
a gerente de Gestão Compartilhada da SEE, Maria do Socorro de Melo,
cada candidato elaborou uma campanha, um projeto de gestão que visa
atender as necessidades de todos os segmentos da comunidade escolar.
“Os
candidatos se reuniram com alunos, professores, pais e funcionários
para ouvir as necessidades e as opiniões da comunidade e a partir
daí, apresentar um projeto de gestão para os dois próximos anos
que será reverenciado por todos os segmentos na eleição”,
explicou a gerente.
A
gerente observou ainda que o momento deve ser realizado com
responsabilidade, já que corresponde ao exercício da democracia.
“É
fundamental que todos participem desse processo, porque os eleitos
serão os responsáveis pela gestão escolar, pelo gerenciamento da
escola. Tem que eleger o representante analisando bem o perfil,
observando se é uma pessoa que vivencia a escola, que conhece a
comunidade escolar”, aconselhou.
Formação
Inicial e Continuada
Na
última terça-feira (30), técnicos da Secretaria de Estado da
Educação e do Esporte (SEE) e das CREs se reuniram para discutir e
planejar a formação inicial dos novos diretores escolares que serão
eleitos em maio deste ano para a gestão do biênio de 2013 a 2015.
Ao todo, 357 diretores gerais e adjuntos de 167 unidades de ensino
receberão a primeira formação antes de assumir a função, e não
mais a partir da posse dos gestores.
De
acordo com Socorro, a legislação estabelece um prazo de dois meses
após as eleições dos diretores para que sejam empossados. Somente
quando assumiam o cargo é que eram realizadas as formações
iniciais e, posteriormente, continuadas. Agora, os dois meses serão
utilizados para dar início ao processo de preparação dos gestores.
Prevista
para junho e ainda sem local definido, a formação – que terá
dois momentos mistos, com participação conjunta de diretores de
todas as coordenadorias – contará com um dia destinado apenas para
abordagem das avaliações educacionais e indicadores, além de
palestras e oficinas sobre o funcionamento do sistema de educação
estadual. As salas de capacitação contarão com técnicos das
coordenadorias e da secretaria.
“A
formação inicial será uma ampliação da visão dos novos
gestores, sobre as atividades que irão desenvolver, o suporte que a
secretaria oferece e o conhecimento sobre os direitos e deveres de
sua função. Ao longo dos dois anos que permanecerá no ofício,
esses diretores receberão uma série de formações, realizadas
pelas coordenadorias, que darão continuidade a esse trabalho”,
destacou o diretor de Apoio à Gestão Escolar, Artur Ferreira.
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