quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Palestra enfoca o combate às discriminações no espaço escolar

     A discriminação é um dos maiores problemas enfrentados pelas comunidades escolares, em todas as organizações do ensino no país. Muitos casos de violência na escola têm relação direta com situações em que pelo menos uma das partes envolvidas sofreu este tipo de desrespeito. A sociedade como um todo reconhece que precisamos impor limites aos absurdos evidenciados em ações discriminatórias e preconceituosas.
     Após a implantação da Gestão Integrada na Escola (GIDE), foi constatado um índice preocupante de ocorrência de membros da comunidade escolar alegando já ter sofrido alguma prática discriminatória (cerca de 20%). Este dado levou a equipe gestora a elaborar estratégias de combate a este problema, discutindo a questão de maneira aberta e direta.
     Pondo em prática o plano de ação de combate à discriminação, a escola contou com a palestra do Dr. Alonso Filho, juiz federal do trabalho, que abordou a problemática da discriminação e do preconceito. Tal evento foi realizado no último dia 16, no auditório da 7ª Coordenadoria Regional de Educação, e foi prestigiado pelos alunos do Curso Normal em Nível Médio (turno vespertino).
     Tal evento foi organizado com o importantíssimo intermédio da professora Ana Cardoso, que providenciou desde os primeiros contatos até a definição e realização da palestra, além da combinação de outra para os alunos do noturno. Pudemos dessa forma trabalhar com os nossos educandos a importância do combate a qualquer tipo de preconceito, levando-os à conscientização e à reflexão necessárias ao alcance de resultados mais satisfatórios nos dias atuais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário