domingo, 16 de dezembro de 2012

14/12/2012 - 17h07m

Pré-matrícula de novatos começa no dia 7 de janeiro

Prazo se estende até o dia 13 de janeiro e cadastro será realizado online; renovação de matrícula dos que estudam na rede vai até 28 de dezembro
Pré-matrícula de novatos começa no dia 7 de janeiro
Interessado deve optar por três escolas
 Texto: Tayana Moura e Ana Paula Lins
  Fotos: Valdir Rocha


A pré-matrícula para alunos novatos na rede pública estadual será realizada no período de 7 a 13 de janeiro em escolas que concluem o ano letivo atual até o dia 1º de março de 2013, e em algumas escolas que ofertam apenas um nível de ensino. O processo,que será realizado online, contempla os municípios de Maceió, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Viçosa, Arapiraca, Santana do Ipanema, União dos Palmares, Pão de Açúcar, Penedo e Delmiro Gouveia.
A pré-matrícula é voltada aos interessados em ingressar nas séries deentrada: 1º e 6º anos do Ensino Fundamental; 1º ano do Ensino Médio; 1º, 5º e 6º períodos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Fundamental e 1ª período do EJA Médio.
São considerados novatos os estudantes que vêm de outra rede (particular ou municipal); quem deixou de estudar e está retomando os estudos;e alunos da rede estadual que irão mudar de unidade de ensino.
Ainda na próxima semana uma portaria deve ser publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), explicando os procedimentos sobre a matrícula, e relacionando as escolas que ofertarão vagas na pré-matrícula. Em janeiro, outra portaria deve sair com o calendário letivo para    2013.
Como fazer - No momento da pré-matrícula, o aluno ou responsável acessará o portal da Secretaria da Educação para acessar o sistema e poderá optar por três escolas na qual tenha interesse em estudar. A partir do dia 25 de janeiro, estará disponível o resultado da pré-matrícula, indicando qual das três unidades de ensino o aluno deve procurar para a confirmação definitiva da matrícula no período de 28 de janeiro a 1º de fevereiro.
As escolas que também concluem o ano letivo atual até o dia 1º de março, mas não estão localizadas nos municípios acima citados não terão pré-matrícula online, podendo as mesmas serem realizadas na própria escola. Neste caso, a matrícula definitiva dos alunos também será feita diretamente na escola no período de 28 de janeiro a 1º de fevereiro.
Segundo a estimativa da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), as unidades que se enquadrem nestes dois casos deverão começar o ano letivo de 2013 o a partir do dia 04 de fevereiro.
Já as escolas que concluem o ano letivo 2012 após o dia 1º de março participarão de uma segunda etapa de matrículas que ainda será definida pela SEE e terá uma portaria específica com orientações publicadas no DOE.
Critérios – Para a alocação dos alunos,o sistema de pré-matrícula considerará alguns critérios. Os alunos portadores de necessidades especiais, oriundos da rede pública estadual ou da rede municipal, que residam próximo à escola escolhida e que tenham menor idade terão prioridade para serem alocados na primeira opção de escola apontada durante o registro.
Este é o segundo ano que a rede estadual realiza a pré-matrícula online. Ano passado,o sistema foi testado, pela primeira vez, nas escolas da rede em Maceió e o resultado foi surpreendente, tendo um número de matrículas três vezes superior ao esperado. Agora, expande-se para mais nove municípios. A previsão da SEE é que o sistema seja implantado para unidades de todos os municípios até 2014.
O diretor de Apoio à Gestão Escolar da SEE, Artur Ferreira, aponta os benefícios da tecnologia para a efetuação das matrículas da rede estadual. “Com a pré-matrícula online, os interessados em ingressar na rede estadual terão as mesmas oportunidades e as longas filas de pais que costumávamos ver na porta da escola para garantir a matrícula dosfilhos se torna, definitivamente, coisa do passado”, destaca.
Renovação – Os estudantes que já são alunos da rede pública estadual e não irão mudar de escola não precisarão fazer pré-matrícula, apenas renovar a matrícula existente até o dia 28 deste mês. Para mais informações sobre a documentação necessária, o interessado deve se dirigir à unidade de ensino.

Fonte: http://www.educacao.al.gov.br/comunicacao/sala-de-imprensa/noticias/2012/dezembro/pre-matricula-de-novatos-comeca-no-dia-7-de-janeiro-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário