quinta-feira, 24 de maio de 2012

I AMOSTRA LITERÁRIA ESC. ESTADUAL ROCHA CAVALCANTI



JUSTIFICATIVA: Ao perceber um grande aumento de crianças e adolescentes que não apreciam a leitura de livros, as professoras de Língua Portuguesa e Artes junto com os alunos da Escola Estadual Rocha Cavalcanti do curso normal médio resolveram apresentar a comunidade local a I Amostra Literária, onde serão expostos autores e escritores de forma lúdica com o intuito de despertar o prazer pela leitura. A amostra acontecerá na Praça Basiliano Sarmento durante um sábado incluindo peças teatrais.

Objetivo Geral: apresentar a comunidade de modo geral escritores de livros infanto-juvenis despertando o desejo pela leitura.

Objetivos Específicos:
·         Promover a leitura de textos literários infanto-juvenis despertando a criação de recontos e peças teatrais;
·         Encenar peças teatrais durante a amostra literária;
·         Narrar contos e textos dos autores propostos.

AUTORES/ESCRITORES CONTEMPLADOS

SÉRIE/TURMA
AUTOR/ESCRITOR
1º A
Mauricio de Souza
1º B
Monteiro Lobato
1º C
Pedro Bandeira
2º A
Maria Clara Machado
2º B
Irmãos Grimm
2º C
Esopo
3º A
Ziraldo
3º B
Ruth Rocha
3º C
Ana Maria Machado
4º A
Jorge de Lima
4º B
Carlos Drummond de Andrade

Idealizadoras do Projeto: Elisabete Silva Ferreira de Melo e Elizete Silva. 

Data: 25 de maio de 2012.
Local: Praça Basiliano Sarmento
Horário: às 10 horas.

3 comentários:

  1. Elisabete e Elizete, idealizadoras deste projeto mesmo diante do lamentável estado de saúde de seu genitor assumiram um grande compromisso com a profissão e a literatura local e nacional. As educadoras estão de parabéns pelo excelente trabalho feito juntamente com o corpo discente da escola. Precisamos mais de pessoas na área educacional que se comprometam com o resgate da cultura em todas as áreas, fomentando projetos abertos para toda a comunidade. As pessoas estão cada vez mais dispersas do ato de ler, consequência atribuída ao absurdo desenvolvimento tecnológico que nos traz incríveis vantagens e ao mesmo tempo nos coloca em atitudes desprezíveis. Devido à criação das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs), a população ver a leitura como algo desnecessário para sua vida, pois estas tornam tudo mais acessível. Entretanto, a leitura é fundamental para o nosso desenvolvimento intelectual. Segundo Paulo Freire: “... a leitura do mundo precede a leitura da palavra...”, desde pequenos lemos tudo o que está ao nosso redor, o mundo que se move e aí somos apresentados à escola, e é nesta que percebemos que a leitura da palavra vai além da simples leitura que fazemos no nosso cotidiano. A leitura nos dar a oportunidade de ampliar nossa consciência, dimensionando nossa visão de mundo criando discussões referentes à interpretação de cada um de nós.
    VAMOS CONTINUAR INCENTIVANDO O RESGATE A CULTURA EM TODAS AS ÁREAS...
    MUITO BEM PROFESSORAS!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Qualquer um possui a capacidade de pensar, inventar, planejar,enfim, mas poucos possuem a capacidade de ir adiante desses meros pensamentos... Por isso, parabenizo toda equipe do Rocha Cavalcanti e em especial as professoras Elisabete e Elizete, pois levaram seus pensamentos adiante, tornando-os realizações. Sinceramente foram competentes desde o primeiro momento de elaboração até a conclusão do evento. Parabéns professoras por planejarem, acreditarem e porem em ação um trabalho que objetivamente resgatou um dos mais importantes meios de construção de conhecimento para um indivíduo crítico em sociedade, este, o "HÁBITO DA LEITURA". E o mais relevante de tudo isso é que mediante a esse evento trouxemos para as crianças, a ludicidade na leitura, fator primordial para resgatarmos o que estava sendo esquecido, como as histórias infantis e principalmente o reconhecimento de escritores que proporcionam a verdadeira essência da leitura, que é, "LER É MAIS IMPORTANTE DO QUE ESTUDAR" frase do famoso escritor "ZIRALDO". Devemos ter em mente que se todos lessem sem o intuito de compromisso, a leitura tornaria-se algo muito mais prazeroso. REFLITAM!

    ResponderExcluir