sexta-feira, 11 de março de 2011

Semana Pedagógica

Nos dias 28/02 a 02/03, nossa escola realizou a semana pedagógica onde discutíamos assuntos referentes a avaliação 2010 e planejando o ano letivo 2011.


SEMANA PEDAGÓGICA
APRENDIZAGEM FOCO E META DA REDE ESTADUAL DE ENSINO
BOAS PRÁTICAS GARANTEM O DIREITO DE APRENDER
ENCONTROS: 28/02, 01 e 02/03/2011
SEGUNDA-FEIRA, 28 DE FEVEREIRO DE 2011 – de 13 às 17 horas.
·         ACOLHIDA: VAMOS ALÇAR VÔOS;
·         REPASSE DAS INFORMAÇÕES REFERENTES AO SEMINÁRIO DE DIRETORES GERAIS (14 E 15/02 – MACEIÓ);

ü  Geração Saber: Projeto de cooperação técnica MEC/SEE;
ü  Lançamento do Referencial Curricular;
ü  SAVEAL: Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas;
ü  Lançamento do Aprova Brasil;
ü  Distribuição de materiais para as escolas (kits, mobiliário, etc.)

·         REPASSE DAS INFORMAÇÕES REFERENTES AO SEMINÁRIO DE DIRETORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS (14 E 15/02 - CRE);

ü  Tema: Aprendizagem, Foco e Meta da Rede Estadual de Ensino – Boas Práticas garantem o direito de aprender;
ü  Oficina - Competências: do diretor, coordenador e  dos professores;
ü  Efetivar a contribuição pedagógica do Conselho Escolar;
ü  Os laboratórios de aprendizagem devem apresentar resultados;
ü  O uso do laboratório de informática (entrar no planejamento semestral);
ü  O Plano de Ação do Coordenador (Monitoramento);
·         AVALIAÇÃO 2010

ü  Matriculados; Transferidos; Desistentes; Retido (Quadro comparativo);
ü  Organização Institucional (reposição dos imprensados, reposição de faltas, horários, vestes, comunicação...);
ü  Cadernetas;
ü  Projeto: “A leitura do mundo precede a leitura da palavra”, Paulo Freire;

·         SOCIALIZAÇÃO DOS PRESSUPOSTOS BÁSICOS DA EDUCAÇÃO

ü  Coerência Pedagógica;
ü  Metodologia Diversificada;
ü  Diferentes Saberes e Fazeres;
ü  Educador Articulador;
ü  Ensino Aprendizagem;
ü  Intensificar o Interdisciplinar e o Contextualizado;
ü  Autoestima

·         CALENDÁRIO 2011.
ü  Hora-aula (entrada e saída);
ü  Quantidade de dias;
ü  Sábados letivos;
TERÇA-FEIRA, 01 DE MARÇO DE 2011 – de 13 às 16 horas.
·         ACOLHIDA: A BAGAGEM
·         EFETIVAÇÃO DO CONSELHO DE CLASSE (ACOMPANHAR E MAPEAR O QUADRO SITUACIONAL DO ALUNO)- PRIMEIRO ENCONTRO PARA O CONSELHO DE CLSSE: 28/06/11;
·         EFETIVAR A CONTRIBUIÇÃO PEDAGÓGICA DO CONSELHO ESCOLAR;
·         ATUALIZAÇÃO DO PPP- PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E DO REGIMENTO INTERNO (5 ENCONTROS), DATAS: 02/04/2011;     20/04/ 2011; 14/05/2011; 23/06/2011; DATAS: 11/08/2011;

·         PRIORIDADES DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM

ü  Correção de fluxo parecer 08/2007;
ü  Oficina: Reflexões acerca da aprendizagem dos alunos;
ü  Pensando sobre METODOLOGIA;
ü  Oficina: Planejamento e realizações de abordagens na perspectiva do ENEM – O que fazer? Como e quando?
ü  Matriz Curricular vigente diurno e noturno;
ü  Projeto Interdisciplinar e/ou Multidisciplinar – Formação, dia: QUINTA-FEIRA, 10/03/11 AS 13:30HS;

·         CRONOGRAMA PARA SISTEMATIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO SEMESTRAL DO PROFESSOR

TERÇA-FEIRA, 01 DE MARÇO DE 2011 – de 19 às 22 horas.
·         ACOLHIDA: A ÁGUIA
·         INSTRUMENTOS E ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO: O que diz cada um dos oito instrumentos abordados pela rede estadual de ensino? Como trabalhar?

ü  Observação
ü  Trabalho Individual
ü  Trabalho em Grupo
ü  Debate
ü  Painel
ü  Seminário
ü  Auto-avaliação
ü  Prova

·         RECUPERAÇÃO DE APRENDIZAGEM – Como proceder de acordo com a LDBEN 9394/96.

ü  Recuperação Contínua
ü  Recuperação Paralela
ü  Recuperação Final

·         ACOMPANHAMENTO DO PLANEJAMENTO

ü  George: Química, Biologia, Física e Matemática, Estatística;

ü  Ana Cardoso: Língua Portuguesa, Artes, Didática, História da Educação, Fundamentos, Didática da Geografia e História,
ü  Elisângela: História, Geografia, Antropologia, Estágio, Psicologia, Didática da Matemática, Didática da Linguagem, Inglês;

ü  Edvanice:TCC, Estrutura, Filosofia, Sociologia, Didática das Ciências, Tecnologia em Educação, Educação Física, Didática das Artes;

QUARTA-FEIRA, 02 DE MARÇO DE 2011 – de 13 às 17 horas e de 19 às 22hs.
·         CONTINUAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO.

“O saber a gente aprende com os mestres e com os livros.
A sabedoria, se aprende com a vida e com os humildes”.
Paulo Freire (Pedagogia da Autonomia, 1997).

Um comentário:

  1. A Escola Estadual Rocha Cavalcanti sem duvida é um dos mais belos prédios e cartão postal de união dos Palmares , comprometido como uma educação de qualidade e inovadora na formação de alunos críticos e reflexivo.

    O Rocha Cavalcanti é património de União
    Trabalho formando gente na qualidade de cidadão
    Lutando por ses direitos e uma melhor educação
    Mostra ao povo palmarino que trabalha com amor e dedicação no coração.
    Alencar, José Euclides Avila de . Licenciado em História Geral pela faculdade de Tecnologia e Ciências ( FTC-ead).

    ResponderExcluir