sexta-feira, 14 de junho de 2013

13/06/2013 - 15h20m

Posse de diretores escolares acontece nesta sexta-feira

Solenidade será a partir das 12h no Centro de Convenções de Maceió
Posse de diretores escolares acontece nesta sexta-feira
Diretores participaram de capacitação durante a semana
Texto: Kassia Nobre
Foto: Valdir Rocha

A posse dos diretores da rede estadual de ensino acontece nesta sexta-feira (14), a partir das 12h, no Centro de Convenções de Maceió. A solenidade contará com a presença do  secretário de Estado da Educação, Adriano Soares. Durante a solenidade, haverá a posse simbólica de um diretor e seu(s) adjunto(s) representando cada uma das 15 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) que compõem a rede estadual.
As quatro CREs de Maceió serão representadas pelos gestores eleitos das escolas estaduais Maria Rita Lyra (1ª), Rosalvo Lobo (13ª), Benedita de Castro (14ª) e Silveira Camerino (15ª). Já as unidades do interior serão representadas pelos diretores eleitos das escolas estaduais Tarcísio Soares Palmeira, de São Miguel dos Campos (2ª CRE); Humberto Mendes, de Palmeira dos Índios (3ª CRE); Joaquim Diegues, de Viçosa (4ªCRE); Álvaro Paes, de Coité do Noia (5ª CRE); Laura Maria Chagas de Assis, de Santana do Ipanema (6ª CRE); Monsenhor Clóvis Duarte de Barros, de União dos Palmares (7ª CRE); Bráulio Cavalcante, de Pão de Açúcar (8ª CRE); Comendador José da Silva Peixoto, de Penedo (9ªCRE); Batista Acioly, de Maragogi (10ªCRE); Luiz Bastos, de Canapi (11ªCRE); e Santos Dumont, de Rio Largo (12ªCRE).
No período de 6 a 10 de maio, cerca de 340 diretores gerais e adjuntos foram eleitos pela comunidade escolar para exercerem mandato para o biênio de 2013 a 2015.
Formação - Durante esta semana, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) realizou cursos de formação para os diretores gerais e adjuntos eleitos das unidades de ensino da capital e do interior do Estado. As capacitações aconteceram no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa). Na ocasião, eles receberam orientações sobre as competências e atribuições de um gestor no ambiente escolar.
Para a superintendente de gestão da rede estadual, Isabel de Sena, o resultado da semana de formação atendeu às expectativas da Secretaria de Educação e teve uma participação ativa dos novos diretores. “Os gestores participaram efetivamente das discussões. O objetivo foi, justamente, a troca de experiência entre eles para a construção de ações nas escolas”, afirma.
O encerramento da semana de formação será a solenidade de posse nesta sexta-feira. A programação do evento contará, também, com palestras educativas direcionadas aos novos gestores. As atividades serão iniciadas a partir das 8h, no Centro de Convenções de Maceió.
12/06/2013 - 15h45m

Governo do Estado autoriza aquisição de tablets para rede estadual de ensino

Aparelhos serão utilizados para acesso ao sistema de gestão escolar, na preparação de aulas, aprimorando práticas pedagógicas
Governo do Estado autoriza aquisição de tablets para rede estadual de ensino
Técnicas pedagógicas serão aprimoradas, diz Arthur
Texto: Tayana Moura
Fotos: Valdir Rocha

O processo de aquisição de aparelhos tablets pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) foi autorizado, nesta semana, pelo governador do Estado, Teotonio Vilela Filho. A previsão é de que o contrato com a empresa responsável seja assinado e empenhado até a próxima semana, para que os aparelhos sejam entregues às escolas e aos professores em meados do final do mês de agosto.
Ao todo, a Secretaria de Estado da Educação vai ceder 5.455 tablets, dos quais 3.758 serão destinados a professores do Ensino Médio e 1.697 vão para as escolas que receberão os projetores interativos com lousa digital. São equipamentos no modelo educacional, com aplicações voltadas para a prática pedagógica, viabilizados em convênio com o Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo).
Rosineide Urtiga, diretora de Apoio Pedagógico das escolas da Educação Estadual, reforça que o tablet vai contribuir para aproximar os professores do ensino médio das novas tecnologias, de modo a contribuir para uma melhoria no desempenho escolar dos estudantes.
“A utilização da tecnologia através de equipamentos de informática é essencial para o aprimoramento das práticas pedagógicas dos professores nas salas de aula. Isso tem sido tratado como prioridade pela Secretaria”, enfatiza Rosineide.
Termo de Responsabilidade - Os professores efetivos de Ensino Médio receberão os tablets, enquanto os demais serão entregues para as escolas, ficando sob responsabilidade da direção das mesmas. Os professores assinarão um termo de responsabilidade, por se tratar de patrimônio do Estado. O procedimento de assinatura do termo será definido nas próximas semanas.
Os professores utilizarão, também, os tablets na preparação de aulas, na comunicação com os alunos e com a comunidade escolar, e também na alimentação do Sistema de Gestão Escolar do Estado de Alagoas (Sageal), quando for implantado o Diário de Classe Eletrônico.
“Com o tablet será possível acessar o Sageal e registrar as aulas na aula. Esses aparelhos vão oferecer um universo de possibilidades de explorar temas e ferramentas para trabalhar com os alunos”, enfatiza o diretor de Apoio à Gestão Escolar da SEE, Arthur Ferreira.