quinta-feira, 28 de junho de 2012

Reinício das aulas no Rocha

Como bem sabemos, a reforma do prédio da Escola Estadual Rocha Cavalcanti continua em andamento. Mas essa semana foi firmado um acordo entre a direção da escola, fiscalização e empresa executora para que as salas de aula, banheiros e cozinha estejam prontos e disponíveis para uso a partir deste sábado, dia 30. Sendo assim, RETORNAREMOS COM NOSSAS ATIVIDADES NO NOSSO PRÉDIO NESSA SEGUNDA-FEIRA, DIA 02 DE JULHO, NOS TRÊS TURNOS DE FUNCIONAMENTO.
Vale ressaltar que dependemos do cumprimento do acordo por parte dos operários executores da reforma, e que qualquer provável alteração nessas perspectivas será comunicada previamente.

terça-feira, 19 de junho de 2012

CULTURA VERNACULAR


Viva São João

 

A tradição de comemorar os dias de Santo Antônio, São João e São Pedro chegou ao Brasil com os portugueses, logo depois do descobrimento. E esse costume se tornou tão forte por aqui que em junho, de norte a sul, o país se enche de fogueiras, bandeirolas, balões, quadrilhas e muita festa, celebrando os santos mais populares do céu.

Santo Antônio tem fama de atender aos pedidos mais impossíveis e de ser casamenteiro – para conseguir um marido, deve-se deixar sua imagem de cabeça para baixo. Seu dia é o 13 de junho.


São João é o santo mais comemorado do mês de junho. Diz a crença popular que no dia, o 24 de Junho, ele fica dormindo o tempo todo, sem participar das festas em sua homenagem.




Segundo a tradição popular, São Pedro tem as chaves das portas do céu e decide quem pode ou não entrar. Considerado o santo padroeiro dos pescadores e das viúvas, é festejado no dia 29 de junho.



                                                                                                       
                                                                                                       Revista Manequim, junho de 96.


Simpatias de Amor




 
Coloque duas agulhas num prato com água e deixe no sereno na noite de São João. Se de manhã elas estiverem juntas, casamento a vista.

Os pretendentes são muitos? Na noite de São Pedro, escreva seus nomes em pedacinhos de papel, coloque-os num prato cheio de água e deixe-o no sereno até o outro dia. Pela manhã, o nome que aparece aberto é o de seu futuro namorado.

Quer arrumar uma namorada? Pule a fogueira na noite de São Pedro: ela não demorará a aparecer.