sábado, 10 de março de 2012

Volta às aulas adiada para 19/03/2012

De acordo com a comunicação repassada pela equipe técnica da 7ª CRE e da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, as aulas do calendário letivo de 2012, que teriam início na próxima segunda-feira, foram adiadas para 19/03. A justificativa apresentada voltou-se ao fato de termos alguns dias de paralisação nacional nesta próxima semana, voltados às mobilizações por melhorias nas condições de funcionamento na educação básica em todo o país.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Visita ilustre de ex-aluno da escola na década de 1940


A memória dos bons tempos da infância escolar marcam a vida de muitas pessoas, superando as barreiras do tempo com muita nostalgia e boas recordações. Esse sentimento pôde ser constatado hoje, durante a visita do palmarino Carlos Rodrigues de Castro à nossa escola. Oficial da reserva da Marinha, Carlos é ex-aluno do antigo primário na década de 1940. Estando notavelmente emociado ao rever o prédio do Rocha Cavalcanti, ele transfigurou seus sentimentos de reconhecimento e gratidão pelo que a escola representa na sua formação escolar e cidadã.
Sendo aluno de sua prima, a professora Maria Mariá de Castro Sarmento, estudou aqui na segunda metade da década de 1940, período da gestão de Olímpia Augusta dos Santos. Carlos lembrou das típicas práticas da pedagogia tradicional na época, como o uso da palmatória pelas professoras, uma medida para disciplinar o comportamento e o desenvolvimento do processo de ensino-apendizagem na sala de aula.
Atuando como professor na área de eletrônica no Rio de Janeiro, seguiu carreira nas Forças Armadas e teve a oportunidade de viajar e residir no exterior. Atualmente sente prazer em difundir seus conhecimentos, e mesmo aposentado, esplana sobre como obter aproveitamentos rentáveis nos estudos e nas avaliações. Despediu-se deixando uma notória mensagem aos jovens, voltada ao respeito, consideração e reconhecimento do papel da escola na construção de uma sociedade promissora e mais justa.