domingo, 30 de outubro de 2011

BULLYING

SENHORES PROFESSORES,

PARABÉNS...
A QUEM ABRAÇOU ESTA MISSÃO,
A QUEM SE DEDICA DE CORAÇÃO,
A QUEM BUSCA APRENDER MAIS E MAIS.
PARABÉNS...
A QUEM NUNCA PARA DE SONHAR,
E QUE MESMO CANSADOS DE TRABALHAR,
RESPIRA EDUCAÇÃO.
PARABÉNS...
SER PROFESSOR É DE FATO VOCAÇÃO!

JOGOS INTERCLASSE ROCHINHA, QUE LEGAL!

Nesta segunda-feira, 31 de outubro serão realizados os jogos interclasse do ensino fundamental da escola Rocha Cavalcanti. O local escolhido para este evento foi o Ginásio de Esportes. A saida está prevista para as 7:00 horas do Monsenhor, os alunos serão transportados até o local num ônibus e o retorno está previsto para as 12:30.Pais e familiares estão convidados a prestigiar e a torcer por nossos atletas que estão anciosos e bastante animados.

sábado, 15 de outubro de 2011

Parabéns pra você...


Hoje comemoramos o Dia do Professor. Os professores ensinam e orientam as crianças na escola. Ensinam a ler, a escrever, a calcular, a conhecer o mundo em que vivemos, procurando nos orientar da melhor forma para resolvermos as dificuldades encontradas. O professor é o nosso grande amigo. Devemos tratá-lo com amor, carinho e respeito. Gosto muito de ser um educador, de fazer a diferença contribuindo para formação de cidadãos críticos. Parabéns para todos que são professores, e que ainda acreditam que a educação tem a capacidade de mudar o mundo. Pois, todo bom começo tem um bom professor.





Amigos da Escola - Todos pela Educação

Feliz Dia do Professor

Parabéns a todos os que fazem educação com prazer, compromisso e responsabilidade, contribuindo efetivamente para uma sociedade igualitária e mais justa! Feliz Dia do Professor!

Simulado ENEM 2011

Nos dias 18 e 19 de outubro, os alunos dos 3ºs e 4ºs anos da Escola Estadual Rocha Cavalcanti participarão do Simulado pro ENEM 2011. Assim, terão a oportunidade de vivenciar uma avaliação contextualizada e interdisciplinar, tal qual a metodologia utilizada pelo sistema do próprio ENEM. Boa prova aos participantes!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Os poderosos da União no tempo de Povina Cavalcanti


Arquivo: Escola Estadual Rocha Cavalcanti

Duas grandes famílias poderosas existiam na União dos Palmares do tempo de Povina Cavalcanti: a família Sarmento e a família Rocha Cavalcanti.

Os Sarmento eram gente do governo. Naquele tempo, o Coronel Presciliano Sarmento, mais conhecido por Coronel Lelê, era o Vice-Governador do Estado. Já os Rocha Cavalcanti eram ricos, senhores do engenho Anhumas. No município, desde o prefeito até o juiz de paz, eram todos da situação dominante.

Os Rocha Cavalcanti formavam a oposição, uma oposição mais subjetiva do que realista, ainda que radical.

Como todo senhor de engenho, o Coronel Chico Rocha, da família Rocha Cavalcanti, impunha distância no trato social. Quando vinha à cidade, num impecável terno de linho H. J., alvejava por todos os lados. Até o chapéu-do-chile, de abas largas, era um desafio de elegância patriarcal. No tempo de eleições, a oposição abstinha-se. A família Sarmento continuava assim a mandar na terra. Os Sarmentos eram pessoas simples, apesar de ricos, não ostentavam magnificência.

Além desses proprietários rurais, uns poucos existiam ainda, menos poderosos. O coronel Zumba, por exemplo, era um homem bonachão, de corpulência hercúlea. Senhor de engenho, sua propriedade do Bolão era um pouco distante do centro. Coronel José Bezerra Montenegro era seu nome. Como o pai de Jorge de Lima, o Coronel Zumba não pertencia a nenhuma facção política. Conservava neutralidade, entre os participantes radicais e intransigentes, como era os homens do governo e os da oposição.

Não era de invejar-se o clima social da terra. Tanto que se tornou famosa a quadrinha:

Macacos foi o meu nome,
Santa Maria adotei.
Imperatriz fui chamada,
União nunca serei.

Nunca, porém, houve um atrito sério entre as duas famílias poderosas. Mal se falavam, mas luta mesmo, com o cortejo de vinditas tão comuns no Nordeste, não perturbou a coexistência dos Sarmento e dos Rocha Cavalcanti nas margens do Mundaú.

Quando caíram os Maltas no Estado, os Sarmento perderam suas posições no município. Deu-se ascensão dos oposicionistas, os Cavalcanti.

Fonte de pesquisa: Cavalcanti, Carlos Povina. Volta à Infância - Memórias, Rio de Janeiro, Editora José Olympio, INL, 1972.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Projeto Educação traz dicas para uma redação dissertativa bem feita

Repetições e 'queísmos' revelam pobreza vocabular do candidato. Professora lembra que 'ecos' também não são bem vistos em textos.


A repetição de palavras num texto dissertativo pode retirar pontos preciosos dos candidatos a uma vaga nos vestibulares, nos concursos e no Enem. No Projeto Educação de quinta-feira (6), a professora de redação Fernanda Bérgamo deu algumas dicas de como não fazer feio na produção textual.

Segundo ela, o hábito de usar as mesmas palavras denuncia a pobreza de vocabulário de quem escreve. “A repetição da palavra ‘problema’, por exemplo, é péssima. Porque ela pode ser tão facilmente substituída por empecilho, obstáculo, dificuldade”, sugere Fernanda.

A professora lembra que a repetição só é um problema quando está no mesmo parágrafo. “Em parágrafos alternados, por exemplo, não denuncia empobrecimento vocabular”, lembra. E atenção com as terminações iguais – os chamados “ecos”.

Um exemplo de eco é a frase “A atuação da comunicação diante das denúncias de corrupção...”. Isso pode ser resolvido se o estudante ler mais atentamente o que escreveu, de preferência em voz alta. “Uma leitura atenta e a substituição de alguns termos quebram esse eco”, diz Fernanda.

Outro erro comum dos candidatos é o chamado “queísmo”. Usar “que” várias vezes numa mesma oração, ou num mesmo parágrafo, deixa o texto sujo e pode deixar o leitor perdido nas ideias. “Em lugar de uma oração adjetiva explicativa ele pode utilizar o aposto”, destaca a professora. Por exemplo: “Brasília, que é a capital federal” ficaria “Brasília, capital federal...”.

Mas há casos em que a repetição é necessária, lembra Fernanda. Palavras diretamente relacionadas ao tema devem aparecer sempre. “Se o tema for mulher, por exemplo, a palavra ‘mulher’ tem que ser dita em todos os parágrafos”, diz. E nada de substituir por “sexo frágil”: segundo a professora, essa expressão já virou clichê, ou seja, está desgastada.
 
07/10/2011

Prova de redação do Enem terá mudanças



Sexta-feira, 30/09/2011
Houve mudanças nas exigências e na avaliação do texto. O candidato deve escrever, no mínimo, oito linhas de texto, em vez das 11 que eram cobradas até 2010. Além disso, trechos da pergunta na redação não poderão ser utilizados.

Fonte: Da redação do G1 

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Palestra - "O uso da Internet como instrumento de mediação pedagógica"

Fiquei muito feliz com o convite da Instituição, feito pela vice-diretora (Maria Elisângela do Nascimento Almeida) para participar da abertura oficial do Projeto Interdisciplinar: “Internet: um universo a ser descoberto... Vamos navegar?” realizada hoje das 13 às 16h30min. O objetivo da palestra foi mostrar que essa tecnologia (Internet) pode ser usada como instrumento de mediação pedagógica. A Internet é a maior inovação educacional deste século, seu maior valor está na aprendizagem. Ela oferece diversos recursos que facilitam o processo ensinoaprendizagem, criando um ambiente de construção coletiva e criativa de conteúdos e de conhecimentos, em que professores e alunos fazem e aprendem juntos. 

Acesse e leia o artigo feito por Betina Von Staa (Coordenadora de pesquisa em tecnologia educacional e articulista da divisão de portais da Positivo Informática. Autora e docente de cursos on-line para a COGEAE, a Fundação Vanzolini e Univ. Positivo), Sete motivos para um professor criar um blog em: http://blog.educacional.com.br/articulistaBetina/p70239/

Alunos em um laboratório de informática







FORMAS DE BULLYING






"Algumas atitudes podem se configurar em formas diretas ou indiretas de praticar o bullying. (...) Essa versatilidade de atitudes maldosas, geralmente vem em 'bando', contribui não somente para a exclusão social da vítima, como também para muitos casos de evasão escolar, e pode se expressar das mais variadas formas, de acordo com a escritora do livro "Bullying: mentes perigosas na Escola (Objetiva, 2010)" , Ana Beatriz B. Silva. A autota lista as seguintes formas:


VERBAL

  • Insultar
  • Ofender
  • Xingar
  • Fazer gozações
  • Colocar apelidos perjorativos
  • Fazer gozações
    "Zoar'


FÍSICO E MATERIAL

  • Bater
  • Chutar
  • Espancar
  • Empurrar
  • Ferir
  • Beliscar
  • Roubar, furtar ou destruir pertences da vítima
  • Atirar objetos contra as vítimas

PSICOLÓGICO E MORAL


  • Irritar
  • Humilhar e ridicularizar
  • Excluir
  • Isolar
  • Ignorar, desprezar ou fazer pouco caso
  • Discriminar
  • Aterrorizar e ameaçar
  • Chantagear e intimidar
  • Perseguir
  • Difamar
  • Passar bilhetes e desenhos entre os colegas de caráter ofensivo

SEXUAL


  • Abusar
  • Violentar
  • Assediar
  • Insinuar

    Vale lembrar que esse tipo de comportamento (Bullying Sexual) costuma ocorrer com maior frequência entre meninos com meninas e meninos com meninos. Não raro o estudante indefeso é assediadoe/ou violentado por vários "colegas" ao mesmo tempo.

    sábado, 1 de outubro de 2011

    Abertura do Projeto Multidisciplinar

    Nosso projeto multidisciplinar de 2011 "Internet: Um universo a ser descoberto... Vamos navegar?" já vem sendo trabalhado nas turmas da Escola Estadual Rocha Cavalcanti desde o 1º semestre. Mas a sua abertura oficial será realizada nesta terça-feira, dia 04 de outubro, às 13 horas, no Auditório da Prefeitura Municipal de União dos Palmares. Contamos com a presença de todos!